Círculo Psicanalítico de Pernambuco
- CPP Memória -
1° Encontro Grupo Recife para os Estados Gerais da Psicanálise


Data: 27/03/2006

    Na presente reunião, foi comunicado ao grupo de Recife o adiamento do Encontro Mundial dos Estados Gerais da Psicanálise, que seria realizado em Julho deste ano, na Bélgica, em Bruxelas. Ainda há uma dúvida em relação à data de um próximo Encontro Latino Americano, que poderá ser realizado em Novembro deste ano ou em Novembro de 2007, em São Paulo. O próximo Encontro Internacional está em suspenso no momento, sem data definida para realização, podendo acontecer dentro do prazo previsto de um ou dois anos.

    O cancelamento do Mundial em Bruxelas foi devido a um número insuficiente de inscritos, por estar se programando, inicialmente, um evento de grande dimensão. Além dessa questão objetiva do número de inscritos não ter atingido o esperado, atualmente, a Europa tem vivido a questão da legalização da Psicanálise, o que tem demandado muito investimento dos países em relação a essa temática. Dessa forma, seria muito difícil os Estados Gerais da Psicanálise acontecer neste contexto.

    Vale ressaltar a importância que existiria hoje da participação latino-americana num evento mundial. O grupo de São Paulo, que possui a coordenação dos Estados Gerais na América Latina, tem aberto um canal de discussão com o grupo de Recife, o que incentiva o nosso trabalho.

    Recife e São Paulo, desenvolvendo respectivamente as suas produções, com seus respectivos grupos de trabalho, produziriam um material que poderia ser apresentado como a produção latino americana no Encontro Mundial. Propõe-se que o grupo de Recife trabalhe em cima dos assuntos discutidos no último Latino-Americano em São Paulo, realizado em Novembro de 2005. O propósito não é a escrita de algo novo, porém isso não impede a criatividade na produção.

    Neste sentido, a partir de um acordo estabelecido entre Ana Beatriz Zuanella (coordenação de Recife) e Fátima Milnitzky (coordenação de São Paulo), o ponto de partida para nossa produção pode ser a leitura e discussão dos textos relativos à questão da legalização da Psicanálise, do lugar do psicanalista, da relação do psicanalista com o Estado e da instituição psicanalítica. Trabalhos sobre tais temáticas foram condensados na Mesa 20 e os autores dos trabalhos relativos a essa mesa foram: Mário Fuks, Eduardo Losicer, Paula Rocha e Christian Dunker. Além da discussão dos trabalhos da referida mesa, Fátima Milnitzky também sugeriu, como outro ponto de partida, a leitura do livro: "O Paciente, o Terapeuta e o Estado", de Elisabeth Roudinesco.

    Ana Beatriz Zuanella sugere que o grupo de Recife trabalhe com base nessas fontes e que possa se subdividir para realizar produções escritas, estando ela responsável pela articulação final do trabalho.

    Diante disso, o acordo que se chegou foi o de que, para a próxima reunião mensal, a ser realizada em 24/04/2006, os sub-grupos, com três a quatro integrantes cada, se responsabilizarão pela apresentação de um dos trabalhos referentes à Mesa 20, de tal forma que todos sejam contemplados. Para a produção do nosso trabalho, será preciso ainda que os sub-grupos se encontrem em horários além dos estabelecidos nas reuniões mensais.

    "O que a América Latina tem a dizer sobre a Psicanálise?". Esse é o cerne do conteúdo a ser levado para o Encontro Mundial. Inclusive, de acordo com a programação que havia sido estabelecida para Bruxelas, haveria um turno integral dedicado a essa questão.

PRESENTES:
    Ana Beatriz Zuanella
    Amanda Lyra
    Clarisse Cavalcanti
    Ivo de Andrade Filho
    Katarina Kehrle
    Késia Ramos
    Luciana Maia
    Maíra Guerra
    Rafaella Cursino
    Vítor Barreto