Atividades em Brasília

Comitê de Preparação

Regina Orth de Aragão: reginaoa@uol.com.br
Maria Nilza M. Campos: maria_nilza@uol.com.br
Luiz Augusto Celes: celes@unb.com
Silvia Regina Santolin Tachinardi: tachinardi@uol.com.br
Maria Isabel Tafuri: mitafuri56@hotmail.com
Tânia Rivera: rivera@unb.br

Notícias e Recados

Os Estados Gerais Em Brasilia.
Notícias do segundo semestre de 2000 propostas para 2001

Após o Encontro dos Estados Gerais da Psicanálise em Paris, em julho de 2000, os psicanalistas de Brasília que participaram do evento decidiram dar continuidade aos trabalhos e às trocas que haviam se iniciado quando da preparação dos trabalhos para os E.G. em Paris. Esse desejo concretizou-se em reuniões, no EPA - Espaço Psicanalítico, onde foram apresentados por seus autores e em seguida debatidos pelos participantes os textos que foram enviados para o site dos E.G., mas que, na maioria dos casos, não tinham sido ainda discutidos entre nós, aqui em Brasília.

Assim, realizaram-se ao longo do segundo semestre de 2000, cinco reuniões, cada uma tendo um texto como tema de discussão*. Pudemos experimentar desse modo uma continuação do funcionamento dos E.G., mais particularmente do Encontro Sul-Americano, ocorrido em São Paulo, através dessas trocas entre analistas de linhas teóricas diferentes, e com abordagens clínicas distintas. Desses encontros participaram também colegas que não haviam se engajado anteriormente no movimento dos Estados Gerais.

Restam ainda dois textos apresentados em Paris a serem discutidos, o que pretendemos fazer em reuniões próximas. Surgiu também, nesses encontros, a proposta de manter esse espaço de trocas e de reflexão sobre os trabalhos de analistas que queiram assim submeter seus textos à apreciação de outros colegas, independentemente de pertencerem ou não às mesmas instituições.

Preparação para o Encontro Latino-americano, em outubro de 2001.

Por outro lado, um dos grupos que se constituiu no ano passado, volta a encontrar-se regularmente nesse semestre, dando prosseguimento ao estudo do tema que deu origem ao texto "Conversa entre analistas - dá para (se) entender?". O grupo, composto por Nilza Campos, Regina Orth de Aragão e Silvia Tachinardi, pretende continuar trabalhando em torno da questão da transmissão, seguindo as interrogações suscitadas pela abordagem do humor, da criatividade e da fratria. As reuniões serão mensais, a próxima estando prevista para dia 15 de março, às 19 horas.

Textos debatidos:

  • "Da psicanálise à metapsicologia: uma reflexão metodológica", Luiz Augusto Celes.
  • "(Não) condução de uma análise", Tânia Inessa M. de Resende e Luiz Augusto Celes.
  • "Conversa entre analistas - dá para (se) entender?", Nilza Campos, Regina Orth de Aragão e Silvia Tachinardi.
  • "Transferência, arte e psicanálise", Tânia Rivera.
  • "O inicio do tratamento psicanalítico com crianças autistas: transformação da técnica psicanalítica?", Maria Isabel Tafuri.
  • 'Psicanálise e educação: algumas observações e hipóteses sobre uma (im)possível conexão.', Sandra Francesca Conte de Almeida ( a ser debatido).
  • "Verdade e convicção em psicanálise", Marcos Chedid Abel ( a ser debatido).