Sobre os Estados Gerais da Psicanálise – Grupo de Produção Recife

Ana Beatriz Zuanella Cordeiro
Paulina Rocha

    O grupo constituído em Recife para os Estados Gerais da Psicanálise tem-se reunido sistematicamente, desde Agosto de 2004, com freqüência mensal.

    Desde o início da organização internacional para os Estados Gerias da Psicanálise, em 1998, o grupo de Recife tem contribuído ativamente para o movimento, realizando encontro regulares entre pessoas interessadas e produzindo trabalhos apresentados nos encontros latino-americanos e internacionais.

    A psicanalista Paulina Rocha foi nomeada representante internacional do Brasil para os Estados Gerais da Psicanálise.

    No I Encontro Latino-Americano, em 1999, quatro colegas – Ana Beatriz Zuanella Cordeiro, Ana Elizabeth Cavalcanti, Cármen Cardoso e Paulina Rocha, compareceram a São Paulo, fazendo uma apresentação prévia dos trabalhos a serem levados para Paris. Acharam muito enriquecedora a experiência de produção em pequenos grupos, tal como foram constituídos no encontro.

    Um grupo de sete psicanalistas – Ana Beatriz Zuanella Cordeiro, Ana Elizabeth Cavalcanti, Ana Yêda Cirilo Carvalho, Ivone Vita, Maria do Carmo Vieira da Cunha, Maria Thereza Lins e Paulina Rocha estiveram presentes ao I Encontro Internacional acontecido em Paris, apresentando seus respectivos trabalhos em 2000.

    Em 2003, no II Encontro Internacional dos Estados Gerais da Psicanálise, no Rio de Janeiro, um número significativo de 50 colegas de Recife estiveram presentes, contribuindo ora com a apresentação de trabalhos, ora na função-leitor, ou simplesmente enriquecendo os debates sobre os temas apresentados. Desde então, devido à grande quantidade de pessoas interessadas na continuidade do movimento e principalmente desejosas de manutenção de um espaço onde suas idéias pudessem ser discutidas livremente, criou-se um espaço propício para a discussão e criação.

    Realizamos seis encontros até o presente momento, sob a coordenação de Ana Beatriz Zuanella Cordeiro e Paulina Rocha, com perspectiva de prosseguimento de reuniões mensais até o próximo Encontro Internacional em Bruxelas, em 2006. Foi definido pelo grupo, no primeiro encontro, cinco temas a serem discutidos inicialmente, para que estes pudessem porventura ser aprofundados num segundo momento. Em cada encontro o apresentador fez uma síntese de suas principais idéias com a finalidade de abrir a discussão para o grupo. Discutiu-se:

  1. a Instituição Psicanalítica com Cármen Cardoso e Paulina Rocha.

  2. o Suicídio na Adolescência com Ana Beatriz Zuanella Cardoso e Ivo de Andrade Lima.

  3. Neurociências com Silvia Laurentino.

  4. Psicossomática com Gertrudes Montarroyos e Gilda Kelner.

  5. Psicanálise e Cultura com Vincenzo Di Matteo.

    Todas as reuniões foram produtivas para os participantes que manifestaram o desejo de trabalhar e criarem grupos de produção.

    O clima descontraído e cooperativo que tem permeado os debates contribuiu para aumentar o entusiasmo dos participantes e seu engajamento no movimento. Ao final de cada encontro definimos o tema do próximo a partir das sugestões expressas pelos presentes.

    Há pessoas interessadas em comparecer a São Paulo este ano ao Encontro Latino Americano e no próximo ano ao III Encontro Internacional em Bruxelas.