Encontro Sul Americano dos Estados Gerais da Psicanálise
13, 14 e 15 de Novembro de 1999
São Paulo

Nós psicanalistas da América do Sul, Brasileiros, Argentino, Uruguaios, Paulistas, Cariocas, Baianos, Estrangeiros, Recifenses, Paraenses, Brasilienses, Gaúchos, Croatas, Portenhos, Caraíbas, Mineiros, Goianos, Campinenses, Holandeses, Tupinambás, Italianos, Japoneses, Chineses e muitos outros. Estaremos nos encontrando para discutir nossa clínica, nossa produção teórica, nossas instituições e as relações da Psicanálise com as práticas sociais, políticas e éticas no mundo contemporâneo, nos reuniremos para debater, neste fim de século, resistências e fluxos, nossos percursos e as perspectivas do saber psicanalítico para o próximo milênio.

Local do Evento: Instituto Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godói, 1484 - Perdizes - São Paulo - SP
Apoio: Centro de Psicanálise da Livraria Pulsional/Editora Escuta

Organização dos Trabalhos

OS TEXTOS INSCRITOS DEVEM SER LIDOS COM ANTECEDÊNCIA para que o debate seja um momento de aprofundamento nas questões propostas. Eles podem ser adquiridos, antecipadamente ao Encontro, mediante pagamento, na secretaria do Grupo dos Estados Gerais da Psicanálise de São Paulo. Estarão, também, gratuitamente dispostos para serem impressos no site:


Os textos inscritos serão organizados em mesas. Trabalharemos dia 13, sábado (manhã e tarde); dia 14, domingo (manhã e tarde) e dia 15, segunda-feira (manhã). Várias mesas ocorrerão simultaneamente. Cada uma apresentará 4 trabalhos, com 15 minutos de tempo para cada um. Após as exposições, debatedores previamente inscritos tomarão a palavra para interlocução. Em seguida, o debate será aberto para intervenções expontâneas. Cada mesa durará duas horas e meia.

O Encontro em São Paulo será um momento importante no amadurecimento para o debate em Paris no ano 2.000, e será sobretudo relevante no cultivo do debate entre nós, Sul Americanos, inscritos ou não no Congresso em 2.000.