<< BACK

Falas dos Leitores

Sonia Alberti

Tema 5:
As Subjetividades Contemporâneas

Prezados autores! E colegas ouvintes!
gostei muito de ter tido a oportunidade de estudar aprofundadamente cada um dos textos que li e me senti muito honrada com a confiança em mim depositada pelo Presidente do Encontro, Joel Birman e pela Secretaria Executiva! Espero retribuir a contento, apesar de saber, de antemão, que os autores dos trabalhos que me couberam ler, não poderão verificar a minha própria elaboração do texto deles (e que aconteceu), como foi possível em outras mesas, pois não tenho nem um minuto para cada um... Mas se Daniel Kupermann conseguiu ontem, quem sabe posso tentar?!

De acordo com os textos, em que tipo de enrascada estamos metidos? Não creio que sejamos analistas as vinte e quatro horas de nossos dias! Seria, aliás, infernal! Por isso, é importante observar que esses textos não foram escritos por analistas, no sentido estrito do termo.

Foram escritos por sujeitos contemporâneos que estão no mesmo barco em que se encontram aqueles que vêm nos procurar como analistas, as pessoas com as quais convivemos, mais ou menos, na cidade e no mundo. O analista, no sentido próprio do termo, não escreve, ele tem uma função muito específica, e alguns autores dos textos que li tentaram nomeá-la de alguma forma. Se o analista escrevesse, bastaria trocar correspondência com nossos pacientes ...

Texto na íntregra para download
no formato Acrobat (.PDF)

Texto completo para download
en el formato Acrobat (.PDF)

Texte en entier pour download
dans le format Acrobat (.PDF)

Text in full for download
in Acrobat format (.PDF)

PORTUGUÊS  

Caso não possua o programa Adobe Acrobat,
clique no ícone acima. (programa de distribuição gratuita)