<< BACK

Em Memória de Jacques Derrida

Homenagem de René Major a Jacques Derrida,
publicada no Libération

Perguntam aos seus amigos, perguntam a mim, o impossível. Falar em algumas palavras, em alguns minutos, na emoção e na perturbação, de nossa amizade, tão aberta e tão secreta, uma amizade de quarenta anos da qual ele nunca se esquivou sob nenhum pretexto. Escrevi no número da Herne que acaba de lhe ser dedicado que ele era e continuará a ser o homem sem álibi, o pensador mais universal e mais singular daquilo que nos escapa tão freqüentemente em razão de todos os álibis que nos damos. Na nossa relação com o outro, com “o outro do outro”, como ele sabia dizer, na nossa relação com o que é justo, o mais justo, do outro e de si em todas as áreas.

Ele falava todas as línguas, a da filosofia, claro, mas também a do direito, do político, de uma democracia ainda por vir, a língua da poesia e da arte, também a da psicanálise em todos os seus idiomas. Ele as falava todas com a intransigência que cada uma delas merece. Ele sabia pensar todas as questões que incendeiam o mundo e nos queimam do interior com um refinamento, uma sutileza, uma exigência, com a ausência de concessões que nosso tempo está perdendo numa restauração plana de todos os velhos esquemas de pensamento.

Jacques Derrida mantinha e mantém sempre para nós uma vida outra que aquela da economia do possível, “uma vida sem dúvida impossível mas a única que valha ser vivida, sem álibi, uma vez por todas”.

Foi e continuará a ser para mim, pelo tempo que me resta viver, um encontro raro, decisivo. Um encontro que o será também para as gerações que vierem, se elas souberem partilhar este encontro sem medida.
Elas precisarão da coragem, do trabalho, sem descanso, sem facilidades, cujo exemplo ele terá dado e continuará a dar.

René Major
9 de outubro de 2004

Texto na íntregra para download
no formato Acrobat (.PDF)

Texto completo para download
en el formato Acrobat (.PDF)

Texte en entier pour download
dans le format Acrobat (.PDF)

Text in full for download
in Acrobat format (.PDF)

PORTUGUÊS FRANÇAIS

Caso não possua o programa Adobe Acrobat,
clique no ícone acima. (programa de distribuição gratuita)