Urgente

Projeto de Lei N.º3.944 de 2000

Do Sr. Eber Silva (em anexo)

O projeto de regulamentação da psicanálise como profissão, proposto pelo deputado Eber Silva (dados pessoais EM ANEXO), já conta com quase 3.000 assinaturas a seu favor e outras se adicionarão.

PSICANALISTAS MANIFESTEM-SE CONTRA ESSE PROJETO

1) enviando seu nome e RG. para (é só clicar) fburgos@linkexpress.com.br. Fátima Burgos é secretária do grupo formado por "independentes" e por 5 instituições de psicanalistas em Brasília contra a aprovação do projeto. Esse grupo não propõe nenhum projeto substituto. (documento do grupo EM ANEXO)
2) contatando os deputados de seus Estados para esclarecimento do que se trata a Psicanálise, quais são as condições nas quais é possível a sua prática e fazendo-os ver que a aprovação do dito projeto é uma afronta à Psicanálise e um desserviço à Saúde Pública.
3) esclarecendo junto a grande imprensa e aos meios de comunicação impropriedade do projeto tendo-se em vista os danos que provocará a Psicanálise e à Saúde Pública.
4) acompanhando o trâmite do projeto na Assembléia.

Se a Psicanálise é ou não uma profissão, se ela deve ou não ser regulamentada e como, são pontos que a comunidade dos psicanalistas deve discutir depois se o acharem necessário.

NO MOMENTO É URGENTE QUE NOS POSICIONEMOS CONTRA ESSE PROJETO.

1) Grupos, associações e sociedades de psicanalistas reunam-se e discutam a questão. Manifestem-se publicamente por escrito, e se possível, via grande imprensa.
2) "independentes", associações e sociedades de psicanalistas reunam-se uns com os outros para debaterem e organizarem ações conjuntas.

Cordialmente, assinam:
  • Maria Cristina Rios Magalhães, psicanalista, membro do comitê internacional de preparação dos Estados Gerais da Psicanálise, diretora da Editora Escuta e da Livraria Pulsional - Centro de Psicanálise, coordenadora de vários grupos de pesquisa e autora de livros e artigos de Psicanálise publicados no Brasil e no estrangeiro.
  • Fátima Milnitzky, psicanalista, membro do comitê de preparação dos Estados Gerais da Psicanálise em São Paulo, membro do comitê de apoio para as oficinas de psicanálise do Fórum Social Mundial., coordenadora de seminários teórico e clínicos, e supervisora pelo setor Grupo de Estudos do Depto de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, colaboradora do Jornal O Correio RJ, articuladora da área de relações do conselho de direção do depto de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.
  • Regina Orth de Aragão, psicanalista, membro do comitê internacional de preparação dos Estados Gerais da Psicanálise, diretora do Centro Integrado de Desenvolvimento Infantil - CINDI, de Brasília - DF, membro do Espaço Psicanalítico de Brasília - DF, membro do comitê de apoio para as oficinas de Psicanálise do Fórum Social Mundial.
  • Paulina Schimidtbauer Rocha, psicanalista, membro do comitê internacional de preparação dos Estados Gerais da Psicanálise, Vice-presidente do Círculo Psicanalítico de Pernambuco, membro da diretoria do Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem - CPPL, Org. do livro "Autismos", Org. das Oficinas de Psicanálise do Fórum Social Mundial, autora de vários artigos, colaboradora Internacional do Centro de Recherche de l'education et de l'adaptation Ecolaire - CRESAS - Paris- France.
  • Sonia Alberti, psicanalista, membro do comitê de preparação dos Estados Gerais da Psicanálise no Brasil, professora adjunta da UERJ, autora de livros e artigos publicados no Brasil e no estrangeiro, membro da Associação de Fóruns do Campo Lacaniano.
  • Manoel Tosta Berlinck, psicanalista